O Google e a Getty Images, um dos maiores bancos de imagens do mundo estavam há algum tempo em uma disputa judicial sobre o polêmico botão ”Ver Imagens” do Google. De acordo com a Getty o botão “facilitava o download de imagens com copyright”. Ambas empresas chegaram a um acordo onde basicamente o Google tem a licença necessária para utilizar as imagens da companhia em seus produtos e serviços desde que mostre as informações de direitos autorais e melhore as atribuições das fotos.

Não há como negar que o botão era extremamente útil para nós usuários, que podíamos baixar as imagens com facilidade. Agora caso o você queira a bendita imagem terá que ir no site original dos fotógrafos ou editores.

Claro que indo até a fonte da imagem o usuário poderá ver se a mesma possui direito autoral e o site poderá exibir anúncios e obter receita, mas é um passo adicional irritante para alguém tentando encontrar uma imagem. Agora além de você ter que esperar o site carregar, também terá que lidar com alguns sites que desativam a capacidade de clicar sobre a foto.

Como parte do acordo o Google também removeu o botão “Procurar por imagem” que aparece quando você abre uma foto. Você ainda poderá fazer uma pesquisa de imagem reversa, arrastando a imagem para a barra de pesquisa, e o Google exibirá imagens relacionadas ao clicar em um resultado de pesquisa.

Por se tratar da Internet em menos de 24 horas do anúncio dessa mudança já existiam extensões para revertê-la. Agora caso você não queira ser tão radical basta clicar com o botão direito do mouse, e selecionar “abrir imagem na nova guia” ou “visualizar a imagem” e a imagem será aberta em uma nova guia no tamanho original.