Edward Snowden está em exílio politico na Rússia desde 2013, o antigo consultor da Agência de Segurança Norte-Americana (também conhecido como maior dedo duro da NSA), em 2013 Snowden vazou para imprensa diversos dados sensíveis sobre um projeto de espionagem global comandado pela NSA.

Apesar de estar em exílio, Snowden não ficou parado e com ajuda de algumas ONGs defensoras da liberdade de expressão, criou um App (Haven) para ajudar jornalistas e defensores dos direitos humanos que estão em situação de risco pelo mundo, o aplicativo pode enviar alertas com a criptografia de “ponta-a-ponta” para o seu telefone e você pode monitorar a atividade no ambiente de forma remota através de um Serviço Tor Onion.

Haven é basicamente um “sistema de segurança pessoal” que habilita os indivíduos a usarem um segundo telefone barato com o software livre e de código aberto para monitorar suas posses e espaços físicos quando estão longe deles. Haven detecta mudanças no ambiente usando os sensores do Smartphone como por exemplo, a câmera, o microfone, o giroscópio, o acelerômetro, a luz ambiente, a energia USB para alertá-lo se alguém entrar no seu espaço ou tenta mexer com seus dispositivos enquanto você não está por perto.

Haven também pode ser usado como um sistema barato de segurança de casa ou escritório para detectar rupturas ou vandalismo enquanto você está ausente, basta posicionar o aparelho para enviar fotos quando alguém entra dentro do alcance, ou, você pode usá-lo para monitorar a vida selvagem em áreas rurais, ou  capturar evidências de violações físicas.

O Haven é gratuito e de código aberto. Você pode baixá-lo para Android na Google Play, por enquanto ainda está na versão beta, e sem previsão para  versão de iOS.